Um espaço onde crianças com e sem deficiência podem brincar juntas, compartilhando momentos de alegria e aprendizados. Essa é a proposta dos 21 parques inclusivos de Campinas, que oferecem acessibilidade, integração social e o reconhecimento do direito universal ao lazer.
“As crianças com deficiência têm necessidade de brincar e esse espaço é mais um avanço em relação a uma cidadania plena em nossa cidade. A inclusão das crianças com deficiência precisa ser pensada também a partir do brincar”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Desenvolvimento e Assistência Social.
Esses espaços combinam brinquedos adaptados e estrutura acessível para promover a convivência entre todas as crianças. Dos 21 parques existentes, sete foram construídos nos últimos quatro anos. “Esses espaços são mais do que áreas de lazer; são oportunidades de construção de um futuro mais inclusivo e empático”, complementou a secretária. Os parques contam com balanços, gira-giras e gangorras adaptados, que criam condições para que todas as crianças possam brincar, reforçando o papel do lazer como um direito essencial.
“Os parques inclusivos de Campinas não apenas incentivam a integração social, mas simbolizam o compromisso da cidade com a cidadania plena e o respeito às diferenças desde a infância”, concluiu Vandecleya Moro.
Confira os parques inclusivos de Campinas:
-
Jardim Maracanã
-
Vila União
-
Jardim São Domingos
-
Ouro Verde
-
Jardim Eulina
-
Vila Boa Vista
-
CRAS Integração (Vila Padre Anchieta)
-
Pedreira do Chapadão
-
Parque Dom Bosco
-
Parque Taquaral
-
Parque das Águas
-
Parque Ecológico
-
Bosque Ferdinando Tilli
-
Parque Linear José Mingone
-
Praça do Curintinha
-
Vila Olímpia
-
CRR Sousas
-
Praça Benedito Antonio da Silva
-
Praça Jason Félix dos Santos
-
Praça Barão de Campinas
-
Bosque dos Jequitibás
#folharmc #campinas #parques #inclusao #deficiencia #parquesinclusivos