“Profissão dos Sonhos vs. Trampo da Real: Como Chegar Lá?” Este foi o tema da oficina especial realizada pela Demà Aprendiz, tecnologia social da Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), para jovens da comunidade Satélite Íris, em Campinas (SP). A ação fez parte da programação da Semana da Juventude, iniciativa do Conselho Municipal da Juventude (CMJ) com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e participação do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Realizada em parceria com a Progen Campinas (Projeto Gente Nova), organização que há 40 anos atua em projetos socioeducativos e comunitários, a oficina foi um espaço de diálogo sobre expectativas, desafios e alternativas para a carreira profissional. Com dinâmicas como o “Mapa da Profissão dos Sonhos” e a discussão “Trampo Não É Só CLT”, os jovens conheceram diferentes modalidades de inserção no mercado, como programas de aprendizagem, estágios, trabalho autônomo e iniciativas de economia solidária. Na oportunidade, eles também foram incluídos no banco de vagas da Demà Aprendiz, que vai direcioná-los para oportunidades disponíveis em empresas parceiras da região metropolitana de Campinas.
Ana Kárita, diretora adjunta da Unidade da Dema em São Paulo, explica que a oficina abriu as possibilidades de construir, junto com os jovens, visões de futuro mais concretas e realizáveis. “Vivemos em um país com mais de 4 milhões de jovens entre 14 e 24 anos que não estudam e nem trabalham, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e queremos que eles se sintam ouvidos, por isso, neste evento há tantos diálogos. É importante que eles saiam daqui com um plano possível, construído a partir dos seus ideais. É um processo de olhar para frente e perceber que há caminhos viáveis”, comentou.
Ainda de acordo com a executiva, essa atenção é determinante para o desenvolvimento social. “Falar de oportunidades para a juventude é falar de futuro. Iniciativas como esta mostram que investir em inclusão social não significa apenas transformar a vida desses jovens, mas também construir uma sociedade mais justa e preparada para os desafios de amanhã. É preciso manter a atenção constante sobre a realidade da juventude brasileira, e ações como esta, amparadas pela Lei da Aprendizagem, são imprescindíveis para o público com o qual atuamos”, concluiu.
A Semana da Juventude continua até 15 de agosto e ao todo serão 52 ações ao longo de toda a semana.
#folharmc #campinas #semanadajuventude #dema #pnad #progencampinas #cmdca #cmj #mpt #clt #renapsi