“A medida faz parte da qualificação da rede de saúde. Com a pandemia e a suspensão de exames eletivos em grande parte de 2020 e 2021, a demanda reprimida aumentou. Por isso adequamos o contrato com um dos serviços e aumentamos a oferta. A diminuição da espera e a qualidade do atendimento na rede municipal são prioridades da Pasta”, afirmou o secretário de Saúde Lair Zambon. No ano passado, a secretaria dobrou as vagas de exames de imagens nas policlínicas.
A endoscopia é realizada pela PUC, pelo Mário Gatti e pela Unigastro, empresa contratada, e é agendada pelos centros de saúde. Por isso, quem precisa fazer o exame tem que procurar o centro de saúde de referência para avaliação e encaminhamento.
Zambon alerta que a Secretaria de Saúde enfrenta um problema com as ausências nos exames agendados. “Cerca de 30% dos agendados não comparecem e não desmarcam o exame. Isso prejudica outras pessoas que esperam pelo procedimento”, diz. O ideal é que o paciente cancele o agendamento com pelo menos 48h de antecedência.
#folharmc #cidades #campinas #saude #sus #puc #endoscopia #dariosaadi