Com o apoio, sinalização e acompanhamento, agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) colaboraram para a realização de diferentes eventos nas ruas de Campinas. Em 2025, por exemplo, foram 42 corridas de rua; 60 atendimentos para caminhadas; 55 ações no entorno da Lagoa do Taquaral e 42 eventos na praça Arautos da Paz. No total, mais de 1.200 atividades musicais, esportivas ou gastronômicas foram realizadas com apoio operacional da Emdec.
De janeiro a dezembro de 2025, a Emdec apoiou a realização de 1.229 eventos no total. A maior concentração de suportes logísticos aconteceu no mês de junho, quando foram realizadas 146 intervenções programadas.
Uma coisa não se discute: se uma prova de corrida está em andamento; se a procissão de fé no bairro ocorre sem transtorno; se está tendo um jogo de futebol; os agentes sempre estão presentes. São eles que organizam a chegada da população até o evento e que trabalham para que o Transporte Público Coletivo seja pouco impactado. E quando a diversão termina, também são os agentes da Mobilidade Urbana que trabalham para promover uma dispersão segura.
Para Claudir Romanholi, coordenador de Programação e Controle da Fiscalização e Serviços, “planejar um evento de trânsito envolve analisar com antecedência, definir objetivos, conhecer o público, criar um plano de gerenciamento de tráfego detalhado (incluindo sinalização, interdições e rotas alternativas) e coordenar com órgãos de segurança, visando garantir a segurança e o fluxo de veículos e pedestres no entorno”.